Banner Empresa

Argamassa baritada | Necipa

Ambientes expostos à uma grande quantidade de radiação necessitam de um sistema eficiente de blindagem. Isso é feito porque a radiação precisa ser detida, de forma que não se prolifere para outros locais. Assim, para que isso possa ser feito, as salas de consultórios e hospitais especializados costumam ser construídas com o uso da argamassa baritada. Ela tem como principal função servir para que essa blindagem seja criada.

Para que você possa adquirir a argamassa baritada, é de extrema importância encontrar uma empresa especializada em equipamentos de radiologia e que seja experiente no assunto. Por isso, não hesite em chamar a Necipa para lhe ajudar! Nós estamos há mais de 30 anos neste mercado, proporcionando aos nossos clientes produtos com máxima qualidade e desempenho incomparável.

O que é a argamassa baritada?

A argamassa baritada, também conhecida por massa baritada, é feita através de uma mistura de barita, areia e cimento. Ela é utilizada para a blindagem de salas onde são realizados exames como tomografias, raios-x, densitometrias, mamografias, entre outros. Podendo ser aplicada nas paredes, seja no piso ou no teto, ela impede que os raios primários e secundários de radiação emitidos pelas máquinas destes exames possam sair do ambiente.

Argamassa baritada | Necipa

Além disso, a argamassa baritada também pode ser utilizada para chumbar a porta radiológica (que impede a saída de radiação) e o visor plumbífero da sala (vidro com chumbo por onde o médico faz a avaliação do exame de raio-x) na parede. A grossura e a quantidade do material a ser utilizada dependerá de qual a necessidade, depois que um profissional da área da física possa calcular adequadamente como será feita a blindagem da sala.

Vantagens de utilizar a argamassa baritada

Há diversas vantagens em optar pela argamassa baritada na construção de salas para exames de imagem. Entre elas, vale destacar a sua alta densidade, de 3,2 gramas por centímetro cúbico. Seu custo-benefício também chama a atenção dos consumidores quando em comparação ao chumbo, pois se mostra muito mais fácil de aplicar e também muito mais eficiente na proteção que oferece.

A argamassa baritada traz total garantia de proteção à sua sala, impedindo que os raios nocivos da radiação possam prejudicar profissionais e pacientes do local. Paredes com esse material podem receber qualquer outro tipo de revestimento, além de ser um produto considerado ecologicamente correto, uma vez que é composto por sulfato de bário de alto teor, areia, ligas de agregação e outros elementos naturais.

Como é a aplicação da argamassa baritada?

A aplicação da argamassa baritada é feita de forma muito simples. Com a adição de água, você pode aplicá-la em paredes de tijolos, de gesso ou de concreto celular, bastando seguir as indicações descritas em sua embalagem. Após o seu uso, é possível utilizar qualquer tipo de revestimento: pintura, azulejos, gesso, texturas, laminados melamínicos (do tipo fórmica), cortiça, vidro, entre outros. Ou seja, ela não restringe nenhum outro tipo de material.

Para que você possa guardar a argamassa baritada após o seu uso, é preciso que ela esteja em um local seco e arejado, sem o contato com o solo úmido. Seu empilhamento pode ser feito em lastros de oito sacos, com no máximo 20 camadas de altura, chegando a um total de 16 sacos. Esse tipo de argamassa tem um ano de validade, contando a partir da data de fabricação, e não de seu uso. É importante lembrar que ela não é um material tóxico, portanto, pode ser descartada como material de construção civil comum.

Desempenho garantido com argamassa baritada

A grande experiência em equipamentos radiológicos da Necipa possibilitou que sua marca fosse consolidada entre consumidores. Atualmente, nós trabalhamos com uma estrutura organizacional especializada e focada em atender os segmentos: humano, veterinário, odontológico e industrial. Para isso, mantemos nossas áreas de pesquisa, desenvolvimento e qualidade sempre atualizadas, focando na melhoria contínua de nossos produtos para que nossos clientes fiquem satisfeitos.

A argamassa baritada disponibilizada pela Necipa vem em sacos de 20 quilos, pronta para ser aplicada. Ela possibilita que a aplicação seja feita por mão de obra convencional (pedreiro), sem nenhum tipo de dificuldade. Ainda, é uma alternativa mais ecológica para substituir o uso do laminado de chumbo, com total garantia de proteção de seu consultório ou sala para realização de exames de imagem.

Argamassa baritada é com a Necipa!

Para saber mais sobre como funciona a aplicação da argamassa baritada e como fazer para comprá-la conosco, basta entrar em contato por meio de nosso telefone. Estamos sempre disponíveis para lhe atender, com uma equipe preparada e treinada para orientá-lo em todas as dúvidas que houverem sobre os nossos produtos. Não perca mais tempo e solicite agora mesmo o seu orçamento! Esperamos por você.

Além da argamassa baritada, confira também os outros tipos de produtos para radiologia e odontologia que também comercializamos aqui na Necipa:

WhatsApp
WhatsApp